Inteligência Artificial nas Eleições: Jornal da Paraíba lança websérie especial

2 de junho de 2024 Off Por

Reprodução

O Jornal da Paraíba lança na terça-feira (4) a série especial ‘Inteligência Artificial nas Eleições’. Dividida em quatro episódios, com uma linguagem dinâmica, a produção vai abordar todos os aspectos do uso de ferramentas tecnológicas e também as implicações jurídicas sobre o assunto. Os episódios da websérie são apresentados pelos jornalistas Diogo Almeida e Vinnie de Oliveira.

A inteligência artificial é uma das preocupações para as eleições deste ano, pelo potencial risco de influência no processo de diferentes maneiras .Tanto que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou uma resolução para regulamentar o uso dos recursos pelas campanhas durante o pleito. Entre outros pontos, a norma proíbe o uso de deepfakes, vídeos manipulados, para beneficiar ou prejudicar candidatos.

A série entra nas normas da Justiça Eleitoral, mas também abre o debate com especialistas em inteligência artificial e também com a sociedade, para entender como a população tem feito uso dessas tecnologias.

“A ideia é problematizar, mas não tratar a inteligência artificial unicamente como uma vilã. A série vai mostrar que o mau uso é sim um risco para o processo eleitoral, e que a fiscalização e o controle são extremamente necessários. Por outro lado, vamos apontar também os aspectos positivos da IA”, explica Jhonathan Oliveira, editor web da Rede Paraíba.

function hideMask(element){

let control = element.parentNode.parentNode.previousElementSibling
control.style.display = ‘none’

}

controls = document.querySelectorAll(“.controls button”)

controls.forEach(control => {

control.onclick = () => {
// debugger;
// Get the video player element
let video = control.closest(“.mw-article-video”).querySelector(“iframe”);

if (control.closest(“.mw-article-video”).querySelector(“.fb-video”)) {
hideMask(video);
video.src = document.querySelector(‘.fb-video-container’).dataset[‘source’];
video.onload = () => {
document.querySelector(‘.fb-video-container’).style.display = ‘block’;
}
delete document.querySelector(‘.fb-video-container’).dataset[‘source’];
} else if (control.closest(“.mw-article-video”).querySelector(“video”)) {
video = control.closest(“.mw-article-video”).querySelector(“video”);
hideMask(video);
video.closest(‘.media.interno’).style.display = ‘flex’;
video.play()
} else {
// Load the video content
video.onload = () => {
hideMask(video);
}
video.src = video.dataset[‘source’];
// Delete data-source attribute
delete video.dataset[‘source’];
}

}
});

Os episódios da série vão ser disponibilizados um por dia, a partir da terça-feira, no Jornal da Paraíba e no canal do Youtube do portal. Eles também vão ser veiculados no Bom Dia Paraíba, nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

‘Rede Paraíba nas Eleições’

A Rede Paraíba de Comunicação realiza, na sexta-feira (7), o evento ‘Rede Paraíba nas Eleições’, que reunirá especialistas nacionais para debater os principais desafios e oportunidades em meio ao cenário das eleições municipais deste ano. O encontro, exclusivo para convidados, vai ter entre os seus temas o uso de inteligência artificial nas eleições.

A discussão sobre o uso de tecnologias avançadas no processo eleitoral será feita com uma palestra conjunta de George Marmelstein Lima, Juiz Federal e Juiz auxiliar da Corregedoria Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Bruno Teixeira de Paiva, Juiz Federal e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).