Sejer comemora primeiro ano do ‘Natação no Mar’ e projeto alcança 6.500 atendimentos mensais

1 de junho de 2024 Off Por

Criado pela Prefeitura de João Pessoa, o projeto ‘Natação no Mar’, inserido no programa ‘Campeões do Amanhã’ da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), tem proporcionado qualidade de vida, saúde e bem-estar à população. As atividades gratuitas, iniciadas na Praia do Cabo Branco, foram estendidas à orla do Bessa. Em um ano de projeto, comemorado neste mês de maio, se chegou à marca de 6.500 atendimentos ao mês.

As aulas oferecem desde a iniciação até o alto rendimento esportivo e têm a missão de valorizar e inspirar a população. Com aulas realizadas duas vezes por semana, a unidade do Bessa já se tornou um ponto de encontro para os amantes da natação, independente do grau de habilidade no esporte.

“É uma satisfação imensurável participar desse projeto. Ser recebida com abraço, com sorriso, não tem como expressar isso em palavras. Alguns chegam para adaptação, daí fazemos uma avaliação prévia. Já com outros trabalhamos técnica de navegação, respiração e braçadas”, é o que explica a coordenadora do projeto, Fabíola Sobral.

Ao longo desse primeiro ano, o projeto de natação em águas abertas conquistou a confiança da comunidade local, como é o caso do publicitário Filipe Mattoso, que pratica junto com o filho Joaquim.

“Aqui a natureza é diferenciada. Ela facilita a prática da natação por ser um mar calmo e tranquilo. E estar aqui com esse pessoal, só tem somado uma experiência de vida nova, uma outra energia, além do laço de amizade que a gente forma: uma família”, disse.

Entre os muitos participantes que se beneficiaram do projeto está a bióloga Taís Borges. Ela aceitou o convite da técnica, principalmente para perder o medo do mar. “Sempre tive muito respeito pelo mar, mas o incentivo da  professora me fez aumentar a conexão com a natureza, além da estrutura oferecida pelo projeto, que me deu a confiança necessária para enfrentar esse desafio. Hoje, além de me sentir mais segura, ganhei mais saúde e bem-estar”, relata.

Histórias que exemplificam como a iniciativa tem transformado vidas, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também o enfrentamento de medos e a superação pessoal.

Horários – Na Praia do Bessa, as aulas do ‘Natação no Mar’ acontecem às terças e quintas-feiras, em dois horários: 5h30 e 6h30. Já na Praia do Cabo Branco, os interessados podem participar das aulas de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h.