Violeta Run é realizada com apoio da Prefeitura e faz alerta sobre doenças respiratórias

30 de maio de 2024 Off Por

Conscientizar a população sobre a prevenção das doenças respiratórias. Esse é o principal objetivo da Violeta Run, corrida que está em sua terceira edição e acontece no próximo dia 9 de junho em João Pessoa. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, faz referência ao Junho Violeta – na Paraíba, uma lei estadual instituiu junho como ‘mês do pulmão’.

A corrida é organizada pela Federação Paraibana de Atletismo, que conta com a parceria da iniciativa privada – a Zênite Esportes. As inscrições acontecem até a véspera da prova e são realizadas exclusivamente no site http://www.zeniteesportes.com/violetarun ou pelo link na bio do instagram @violetarunjp.

A médica pneumologista da Rede Municipal de Saúde da Capital, Enedina Scuarcialupi, ressalta que o intuito da prova é justamente chamar a atenção da população para os cuidados com a respiração e o pulmão, pois a corrida é também uma grande prestação de serviços de saúde, independente se o indivíduo esteja participando ou não da competição.

“Realizamos esta terceira edição da Violeta Run em João Pessoa também com intuito de oferecer serviços de saúde às pessoas, pois vamos oferecer exames de espirometria, verificação de pressão arterial, peso, altura, oximetria, glicose, orientações sobre os danos causados pelo tabagismo, levando uma mensagem educativa sobre os cuidados com as doenças respiratórias”, alertou a pneumologista.

Ainda, de acordo com a médica Enedina Scuarcialupi, no mês de junho há um aumento na incidência de doenças respiratórias no país inteiro e que, especificamente no Nordeste, o inverno chuvoso favorece o aparecimento dessas doenças, gerando um aumento no número de internações. 

Largada e inscrições – Os competidores irão se concentrar no Busto de Tamandaré, orla da Capital, e a largada acontece às 6h da manhã. Qualquer pessoa acima dos 14 anos pode participar da Violeta Run, que é composta por um percurso de 3 km de caminhada e outros 5 km ou 10 km de corrida.

As inscrições têm previsão de encerramento no dia 8 de junho, às 16h, um dia antes da prova, ou em data anterior caso seja atingido o limite técnico definido para a competição.