Prevenção às queimadas é tema de ação educativa no Centro de Sorocaba – Agência de Notícias

30 de maio de 2024 Off Por

Fotos: Mariana Campos/Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, na manhã desta sexta-feira (29), uma ação de Educação Ambiental na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade. O objetivo foi aproveitar esta época do ano de estiagem para sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas e orientar como agir nesses casos.

As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, que lançam compostos tóxicos na atmosfera capazes de provocar irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Como uma das estratégias educativas, a Sema levou à Praça Coronel Fernando Prestes uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), de espécies da região de Sorocaba que sofrem com as queimadas, como o tamanduá-bandeira, o tatupeba e o jabuti-piranga. Um material informativo sobre o tema também foi distribuído às pessoas.

No local, a Sema também realizou campanha educativa ambiental, incluindo a entrega de mudas de árvores, como pitanga, ipê-amarelo, aldrago e jacarandá-caroba, com o intuito de estimular os moradores a plantarem árvores na cidade.

A ação ainda contou com a presença do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, que levou uma viatura de combate ao fogo, bem como itens utilizados pela corporação para esse trabalho, e conversou com a população.

Ao presenciar uma queimada, o morador deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao fogo. As denúncias para a Sema/Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) podem ser feitas pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 e pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280 ou pelo e-mail: [email protected].