Agência Minas Gerais | Emater-MG discute estímulo ao uso de energia solar na agricultura familiar

30 de maio de 2024 Off Por

A busca de novas soluções energéticas para o meio rural foi tema de um seminário sobre energia renováveis, realizado nesta quarta-feira (29/5), Dia Mundial da Energia, na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte. O principal foco do encontro foi a geração de energia solar fotovoltaica na agricultura familiar.

O diretor presidente da Emater-MG, Otávio Maia, destacou a importância da realização do evento. “Nós temos oportunidades muito grandes, devido ao alto potencial de geração de energia solar em Minas Gerais. A Emater-MG é trabalhar energias limpas, gerando renda para o pequeno produtor”.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Emater-MG, Vitório Alves de Freitas, idealizador do seminário, atualmente é fundamental a discussão sobre a geração de energia limpa e renovável. “Nós temos muito a evoluir nessa área e a agricultura familiar tem de participar desse processo. Trazer essa oportunidade para o agricultor, para que ele gere sua energia e o excedente dessa energia possa propiciar uma renda para o pequeno produtor.”, comenta Vitório.

Linhas de financiamento

Durante o evento, a vice-presidente de Geração Distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bárbara Rubim, realizou uma palestra sobre micro e minigeração distribuída. “Desde 2019, nós temos percebido uma procura muito grande do produtor rural por soluções de geração própria de energia. Nós temos procurado incentivar isso, seja através de linhas de financiamento, seja a criação de parcerias específicas”, explica Bárbara.

O seminário Energia Renováveis: soluções energéticas para o meio rural pode ser assistido na íntegra no canal do Youtube da Emater.