Sorocaba tem programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente – Agência de Notícias

29 de maio de 2024 Off Por

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realiza, a partir da próxima segunda-feira (3), a Semana do Meio Ambiente, com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

O objetivo é estimular a população sorocabana a refletir sobre o meio ambiente e a necessidade da preservação de toda a natureza. Para isso, a programação contará com exposições, encontros especiais sobre a temática com integrantes dos clubes ecológicos, visitas monitoradas, plantios de árvores, entre outras atividades.

No dia 5 de junho, quando se comemora a data, das 9h às 12h, a Sema e o Saae/Sorocaba realizarão a Feira do Meio Ambiente na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria da Saúde (SES).

Uma das atividades será a feira de adoção de pets, do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação da Sema. Outra iniciativa será a doação de mudas de árvores, com o intuito de estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais.

A população também poderá conferir a exposição de animais taxidermizados (“empalhados”) da Sema, que apresentará espécies da fauna, além de suas características e curiosidades. Profissionais da Sema também estarão na Praça Coronel Fernando Prestes para apresentar aos munícipes a importância do licenciamento ambiental para a natureza e o bem-estar das pessoas, bem como a respeito das normas de poda e supressão de árvores, as blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas, entre outras ações.

Já a equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba estimulará a população a refletir sobre o meio ambiente, principalmente com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta e a necessidade de sua preservação, assim como de toda a natureza.

Os munícipes que forem ao local ainda poderão destinar equipamentos eletrônicos, já sem uso, ao projeto Metareciclagem, da Sedetur, e aprender o quanto é essencial que esses materiais não sejam descartados no lixo comum e, sim, encaminhados à destinação ambientalmente adequada. A Secretaria da Saúde levará uma exposição da Divisão de Zoonoses sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

Outro destaque da programação é o plantio de 3 mil mudas de árvores, no dia 8 de junho, sábado, das 8h30 às 12h, em área pública na Rua Orsini Diniz Camargo, 165, no Júlio de Mesquita Filho, realizado pelo Saae/Sorocaba e pela Sema. A ação terá a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Centro Universitário Facens, Rotary, Unesp Sorocaba e grupo de escoteiro.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, a inciativa faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280. Confira, abaixo, a programação completa da Semana do Meio Ambiente em Sorocaba:

3 de junho (segunda-feira)
Ação educativa sobre a biodiversidade existente no Paço Municipal
Horário: 9h às 12h
Local: Paço Municipal (Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041 – Alto da Boa Vista)
Atividade aberta ao público

4 de junho (terça-feira)
Encontro especial do Clubinho do Refúgio, com plantio para recuperação da mata ciliar do córrego da Água Vermelha
Horário: 9h
Local: Área pública na Rua Noel Bento de Almeida – Jardim Refúgio

4 de junho (terça-feira)
Encontro especial do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva” – “Reaproveitando com arte”
Horário: 9h às 11h30
Local: Parque da Biquinha (Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília)

5 de junho (quarta-feira)
Feira do Meio Ambiente, com doação de mudas (Sema), feira de adoção de pets (Sema), exposição de animais taxidermizados (Sema), exposição de itens utilizados no licenciamento ambiental (Sema), apresentação do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (Sema), exposição sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças (Divisão de Zoonoses – SES), coleta de equipamentos eletrônicos (Sedetur) e ação educativa sobre o uso consciente da água (Saae)
Horário: 9h às 12h
Local: Praça Coronel Fernando Prestes – Centro
Atividade aberta ao público

6 de junho (quinta-feira)
Visitas monitoradas “Conhecendo a biodiversidades dos parques de Sorocaba”
Horário: 9h às 12h
Locais: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha e Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”
Atividade aberta ao público. Vagas limitadas. Inscrições nos locais.

7 de junho (sexta-feira)
Ação educativa “Conhecendo a biodiversidade das áreas verdes da nossa cidade”
Horário: 9h às 17h
Local: Terminal São Paulo (R. Leopoldo Machado, nº 259 – Vila Amélia)
Atividade aberta ao público

7 de junho (sexta-feira)
Inauguração do novo Espaço Ambiental no Pátio Cianê Shopping, com doação de 200 mudas de árvores e exposição sobre tráfico de animais silvestres
Horário: 16h às 20h
Local: Pátio Cianê Shopping (Avenida Afonso Vergueiro, 823 – Centro) – Bloco B – Piso 1
Atividade aberta ao público

8 de junho (sábado)
Superplantio de 3 mil mudas de árvores
Horário: 8h30 às 12h
Local: Área pública na Rua Orsini Diniz Camargo, 165 – Júlio de Mesquita Filho
Atividade aberta ao público

8 de junho (sábado)
Exposição “Conhecendo os pequenos animais e sua importância”, do professor Giuliano Zacarin (Unip)
Horário: 9h às 12h
Local: Parque da Biquinha (Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília)
Atividade aberta ao público

11 de junho (terça-feira)
Plantio de 500 mudas de árvores, com alunos da E.E. “Professor Rafael Orsi Filho”
Horário: 8h30 às 12h
Local: Área pública na Rua Orsini Diniz Camargo, 165 – Júlio de Mesquita Filho
Atividade aberta ao público

15 de junho (sábado)
Encontro especial do Coaves Kids, com plantio de árvores frutíferas
Horário: 9h
Local: Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha (aos fundos da Etec Fernando Prestes)
Atividade aberta a crianças de 6 a 12 anos