Quem tem mais chance de classificação no Grupo 3 da Série D do Brasileiro 2024? Veja

29 de maio de 2024 Off Por

A primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro está em andamento, se aproximando da metade das 14 partidas. São 64 clubes na disputa, divididos em oito grupos com oito times cada, onde os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase. Com times ainda invictos e outros que não venceram uma partida sequer, as contas em relação à classificação já estão sendo feitas. O Jornal da Paraíba traz as probabilidades do Grupo 3, onde estão os paraibanos Treze e Sousa, baseadas em cálculos matemáticos do site estatístico Chance de Gol.

Foto: Thais Magalhães/CBF. Foto: Thais Magalhães/CBF

Quem tem mais chances de classificação para a segunda fase?

No Grupo 3 da Série D temos, além dos paraibanos Treze e Sousa, os potiguares Santa Cruz-RN, América-RN e Potiguar de Mossoró; e os cearenses Iguatu, Maracanã e Atlético-CE.

O único invicto após cinco rodadas é o Galo da Borborema, com cinco vitórias e 100% de aproveitamento, com seis pontos a mais que o segundo colocado Santa Cruz-RN e 10 a mais que o Sousa, que é o primeiro time fora da zona de classificação. De acordo com o site Chance de Gol, os três primeiros colocados, que são Treze, Santa-RN e Mecão, têm mais de 90% de chance de classificação. O Sousa, mesmo fora do G-4, segue com boas chances, com 64.3%. Confira:

Faltando oito rodadas para o fim da primeira fase, o Treze tem 99.96% de chance de classificação, segundo as estatísticas do Chance de Gol. Seguindo desta forma, a expectativa é que o Galo, que tem 10 pontos de distância para o 1º time fora da zona de classificação, avance de fase com três ou quatro rodadas de antecedência.

Saiba como os cálculos são feitos

O site Chance de Gol calcula as probabilidades com base nas chances de vitória, empate e derrota para cada uma das partidas que ainda não foram realizadas. A partir de simulações em todos os jogos, são contabilizadas as chances de cada um dos clubes se classificarem ou serem rebaixados. Mas como as probabilidades são calculadas?

Cada jogo depende, em suma, da força de cada time. Além disso, outros atributos são considerados, como local de jogo — casa ou fora —, a partida mais recente que cada clube fez etc. Por outro lado, não são contabilizadas informações de cunho histórico, tabus, invencibilidades, desfalques etc.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba