Paraíba tem maior projeção de crescimento do PIB em 2024, diz estudo

29 de maio de 2024 Off Por

Setor da Indústria foi um dos principais responsáveis pela projeção positva para o crescimento do PIB no estado – Foto: Arquivo. Foto: Arquivo

A Paraíba tem a maior projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre todos os estados neste ano de 2024, de acordo com estudo divulgado pelo Banco do Brasil nesta terça-feira (28). Segundo a pesquisa, a taxa de crescimento do estado está projetada em 4,7%.

Conforme o levantamento, essa projeção na taxa de crescimento do PIB na Paraíba está à frente da nacional e também de toda a região Nordeste, isso porque a projeção de crescimento do Brasil é de 2,2% e a regional fica na casa de 2,1%.

Foram levados em consideração na pesquisa do Banco do Brasil os últimos três meses, e alguns setores foram preponderantes para o desempenho paraibano no ranking de projeção do PIB. O setor de serviços, por exemplo, tem um crescimento projetado de 4,5%.

Além disso, na Indústria, a previsão de expansão é de 5,9%. No setor agropecuário a taxa de crescimento prevista é de 7,6%. Conforme o Banco do Brasil nesses três setores citados, a Paraíba também aparece na liderança em relação aos outros estados brasileiros.

Os estados de Tocantins, Maranhão e Amapá fecham o top-4 deste ranking criado pelo Banco do Brasil. Veja abaixo a previsão de crescimento dos 10 primeiros estados.

  1. Paraíba – 4,7%;
  2. Tocantins – 4,1%;
  3. Amapá – 3,9%;
  4. Maranhão – 3,7%;
  5. Distrito Federal – 3,6%;
  6. Roraima – 3,2%;
  7. Acre – 3,1%;
  8. Ceará – 2,9%;
  9. Amazonas – 2,8%;
  10. São Paulo – 2,7%;