Crianças conhecem a culinária indígena em programação gratuita do Clubinho do Refúgio – Agência de Notícias

29 de maio de 2024 Off Por

Nesta semana, as crianças da Associação Nova Geração, que fazem parte do “Clubinho do Refúgio”, tiveram a oportunidade de conhecer, de forma lúdica e divertida, a culinária indígena. A programação gratuita, elaborada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), ocorreu na sede da Associação Nova Geração, no Jardim Refúgio.

O Clubinho do Refúgio reúne, semanalmente, às terças-feiras, meninos e as meninas da Associação Nova Geração, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. O intuito é de promover a conexão das crianças com a natureza, por meio de atividades educativas que utilizam elementos naturais encontrados no parque, como o solo e as plantas, reforçando, assim, a importância da conservação da natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.

Desde o mês de abril, a equipe de Educação Ambiental da Sema está trabalhando a questão dos povos indígenas com o Clubinho, em especial a etnia dos kuikuros (MT), com a realização de diferentes atividades e oficinas para mostrar qual a relação dos indígenas com a natureza, ou seja, como eles cuidam e sobrevivem dela.

Para encerrar a programação com essa temática, a Sema, em parceria com a Escola Nutrir e Brincar, elaborou estratégicas lúdicas para que as crianças aprendessem mais sobre alguns alimentos muito presentes na cultura indígena, como o peixe, a farinha e as frutas. Em uma manhã especial, elas conheceram e prepararam esses alimentos e, por fim, degustaram cada prato, incluindo um peixe assado e um brigadeiro feito de batata-doce.

Mais informações sobre o Clubinho do Refúgio e outras atividades de Educação Ambiental oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].