São José disputa etapa regional do JOMI em busca do 12º título

28 de maio de 2024 Off Por

Nei José Sant’Anna


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Em busca do 12º título regional, São José dos Campos estreia nesta semana na 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que será disputada em Pindamonhangaba. A competição, reunindo 39 municípios, acontecerá a partir desta quarta-feira (29) até o próximo domingo (2), prosseguindo no fim de semana seguinte, 8 e 9 de junho (sábado e domingo).

Com uma delegação de 155 pessoas (131 atletas e 24 membros de comissões técnicas e equipe de apoio), a delegação joseense vai tentar repetir o bom desempenho alcançado nas últimas 4 edições, quando sagrou-se campeão regional (2018, 2019, 2022 e 2023 – em 2020 e 2021 a competição foi suspensa devido à pandemia de covid-19).

São José disputará a competição em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. A atleta mais idosa da delegação é Emiko Kobayashi, de 90 anos, que compete na modalidade de dominó.

Para a definição do campeão geral da região, vale a pontuação do primeiro ao oitavo colocado de cada modalidade. No entanto, apenas os dois primeiros colocados de cada modalidade se classificam para a fase estadual, que neste ano acontecerá em Itatiba, de 12 a 18 de agosto. A exceção é a modalidade tênis, que só classifica o primeiro colocado.

O congresso técnico da competição será nesta quarta (29), às 18h, na Câmara Municipal de Pinda. Já o cerimonial de abertura será na quinta (30), às 18h, na Associação Atlética Ferroviária. Em seguida, acontecerá a disputa da modalidade coreografia, da qual São José participará com uma equipe feminina de 14 atletas.

A equipe joseense viaja com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e ficará alojada na Escola Estadual Ryoiti Yassuda (Rua Guilherme Schmidt, 340 – Jardim Rosely). A delegação embarca na quinta (30), às 8h, do Centro da Juventude, de onde sairão 2 ônibus, um micro-ônibus e uma van.

A fase regional do JOMI reunirá cerca de 2.000 atletas da 2ª Região Esportiva do Estado, que compreende o Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, região mogiana e Guarulhos.

Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pela Secretaria de Estado de Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Social, com objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar da população idosa.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida