Diego Hypólito prestigia alunos dos Times do Conhecimento

28 de maio de 2024 Off Por

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos das escolas que se destacaram com mais classificados para os Times Olímpicos do Conhecimento foram até o paço municipal, nesta terça-feira (28), para serem oficialmente apresentados como atletas do saber.

O evento contou com a presença de educadores, técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, autoridades e uma surpresa especial: Diego Hypólito, um dos maiores símbolos da Ginástica Artística do Brasil. 

Medalhista de Prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Diego acumula ainda 5 medalhas em mundiais, 8 em Pan-Americanos, 69 em etapas de copa do mundo e o título de bicampeão mundial de solo, além de outras conquistas em sua trajetória no esporte. 

O atleta compartilhou experiências e palavras de incentivo para a futura geração: “Todos temos sonhos e são eles que nos motivam a nos dedicarmos diariamente. Fico muito feliz de estar aqui hoje com vocês, jovens, que se empenham nos estudos para realizar e alcançar aquilo que almejam. Fortaleçam a mente e sigam firme nessa trajetória”, afirmou Diego. 


Diego Hypólito durante fala no evento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Campeões

Das 27 escolas municipais representadas nos times olímpicos, três delas tiveram destaque como as unidades que tiveram mais estudantes aprovados: Emefi Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua, Emefi Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida e Emefi Profº Waldemar Ramos.

Acompanhados pelos familiares, os estudantes receberam certificados de reconhecimento pela dedicação nos estudos, celebrando o desempenho deles na 2ª Olimpíada Municipal do Conhecimento. 

Os alunos selecionados representam os demais colegas, que compõem os times nas diversas categorias e também irão receber certificados pela participação. Ao todo, são 135 alunos divididos entre as três áreas do conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Todos eles têm aulas semanais no contraturno escolar (presencial e remota), materiais extras de apoio e participam de outras Olimpíadas do Conhecimento ao longo do ano, levando o nome de suas escolas e do município em demais processos seletivos.

“É o resultado de um esforço conjunto entre a escola e a família”, diz Liliane Pereira Rothenberger, mãe da aluna Rafaella, que está no 9º ano na Emefi Waldemar Ramos e faz parte do time de humanas. “Os professores da rede são ótimos, bem capacitados, isso conta muito”, acrescentou. 

“Nós sempre a apoiamos em casa e proporcionamos acesso à cultura, o que tem impulsionado a Rafaella”, disse o pai, Ricardo. 

Para a estudante, a classificação foi inesperada: “Confesso que não acreditei, todas as etapas foram muito difíceis. Agarrei essa chance e fiquei muito feliz!”, comentou.


Ao lado dos pais, Rafaella exibe o certificado | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O aluno Gustavo Lopes Clemente, de 12 anos, está no 7º ano na Emefi Silvana Maria e integra o time de ciências da natureza: “Eu acredito que o Prepara Campeões vai ser muito importante pra mim, principalmente para eu conseguir passar em uma boa escola no ensino médio”, comentou. 

A mãe Maiara expressa todo o orgulho pelo filho: “Mesmo tão novo, ele já consegue acompanhar os alunos mais velhos, isso enche o nosso coração de alegria!”.


Gustavo, junto com a mãe Maiara e as irmãs | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Isabella Queiroz, de 14 anos, estuda na Emefi Elza Regina e entrou para os times de exatas e ciências da natureza: “As atividades do Prepara Campeões estão fazendo a diferença no meu desempenho escolar, estou gostando muito. É a primeira vez na minha vida que tenho oportunidades como essa, então quero aproveitar ao máximo”, destacou. 


Isabella posa ao lado da família com os dois certificados | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A iniciativa integra o programa Prepara Campeões, da Prefeitura de São José dos Campos, que visa estimular a busca pelo conhecimento, o impulso para o rendimento escolar e a preparação dos estudantes para processos seletivos e os próximos passos da vida acadêmica.

No total, 5.633 alunos dos 6º aos 9º anos da rede de ensino municipal se inscreveram na primeira etapa e participaram das seletivas entre os meses de março e abril. O número representa um crescimento de 41,53% na adesão dos alunos em relação ao ano passado, comprovando o sucesso do programa na rede de ensino municipal.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania