Saae/Sorocaba conclui desassoreamento do RDC Água Vermelha e inicia trabalhos na bacia do Jardim Abaeté – Agência de Notícias

27 de maio de 2024 Off Por



27 de maio de 2024

13:59

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Fotos: Ivan Flores – Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a fim de manter o sistema preservado e em condições de funcionamento pleno, concluiu, no último fim de semana, o desassoreamento da Bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha. As intervenções tiveram início em fevereiro, com previsão inicial até junho para conclusão, o que foi antecipado devido ao avanço dos trabalhos. Imediatamente, as máquinas se deslocaram para o RDC Jardim Abaeté, na região do Parque das Águas, onde os serviços do tipo prosseguem.

Ao todo foram removidos mais de 10 mil metros cúbicos (714 caminhões) de sedimentos dessa bacia do RDC Água Vermelha. A iniciativa foi executada por meio da utilização de duas escavadeiras hidráulicas, sendo uma delas do tipo anfíbia (flutuante), para retirada do material depositado no fundo do “piscinão”, depois transportado por caminhões até um aterro apropriado. Também foi feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo carregado em dias de chuva.

O RDC Água Vermelha é responsável pelo combate aos alagamentos, que antes ocorriam nos períodos de chuvas, sobretudo nos cruzamentos da Avenida Washington Luiz com a Rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, assim como com a Comendador Pereira Inácio, e a Avenida Barão de Tatuí com Rua Abrão de Mahuad.

O sistema é dividido em duas bacias, sendo a primeira com 12.750 m² de área, com capacidade para conter 31.875 m³ de água, nos arredores das Avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln e da Rua Padre José Carlos Simões. No fim de 2020 e durante todo o ano de 2021, o Saae/Sorocaba também efetuou o desassoreamento desse “piscinão” e removeu cerca de 30 mil metros cúbicos (2.500 caminhões) de material na época.

Esse dispositivo de contenção e drenagem de águas pluviais é complementado pela segunda bacia de contenção, local das intervenções deste ano, que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no cruzamento da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus. Esse reservatório tem 29.900 m² de área e capacidade de armazenamento de 74.750 m³ de água.

 

Desassoreamento RDC Jd. Abaeté

No RDC Jardim Abaeté, situado nas imediações do Parque das Águas, o Saae/Sorocaba realiza o mesmo processo de desassoreamento adotado na última ação, também com o propósito de manter o sistema preservado e em condições de funcionamento pleno para comportar os períodos de chuvas intensas e o consequente aumento do nível do manancial.

A previsão da autarquia é que os serviços no local sejam concluídos até o fim do junho, com a remoção de cerca de 5 mil metros cúbicos (350 caminhões) de resíduos. A retirada dos sedimentos depositados no fundo do “piscinão” será feita por meio da escavadeira flutuante e, consequentemente, o carregamento dos caminhões ocorrerá por escavadeira hidráulica. Da mesma forma, ocorrerá a remoção de mato e demais resíduos.

O RDC do Jardim Abaeté ocupa uma área de 24 mil metros quadrados e tem capacidade para 48 milhões de litros de água, contendo três conjuntos de motobombas com vazão de 500 litros por segundo e gerador próprio, para o caso de falta de energia. Um sistema de comporta controla a vazão da água do rio.