Agência Minas Gerais | Parque Estadual de Botumirim inaugura novas estruturas que reforçam ações de conservação e turismo ecológico

27 de maio de 2024 Off Por

O Parque Estadual de Botumirim, localizado na região Norte de Minas, acaba de receber uma nova sede. A nova estrutura foi inaugurada, na sexta-feira (17/5), além de novos banheiros do Balneário Rio de Peixe. A nova sede do parque abrigará a administração e facilitará as atividades de fiscalização, monitoramento e ronda, além de servir como base para as operações da brigada de incêndio, devido à  localização estratégica na Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Após a aquisição da área da Casa Sede Administrativa do Parque, realizada por meio de compensação ambiental, várias entidades e instituições uniram forças para garantir a reforma e a manutenção do imóvel, bem como o funcionamento adequado da nova sede. 

A inauguração foi possível graças à união de esforços do IEF, por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte; o Programa Copaíbas; a Prefeitura Municipal de Botumirim, e o apoio de funcionários de outras unidades de conservação que contribuíram para a realização do projeto.

Balneário

O Balneário Rio de Peixe é um local com uma grande praia de areia branca e límpida, e rodeada por paredes de pedras moldadas pela natureza. Logo após a praia, seguindo o curso do rio, existe um complexo de pequenas quedas d’água, rodeadas de areia branca, desembocando em poços de água ferruginosas e próprias para banho.