Agência Minas Gerais | Estudantes da rede estadual participam do projeto Concertos Didáticos da Filarmônica de Minas Gerais

25 de maio de 2024 Off Por

Estudantes da rede estadual de ensino mineira participaram, entre os dias 21 e 23/5, da série “Concertos Didáticos”, da Filarmônica de Minas Gerais. Cerca de 3 mil alunos, dentre ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 43 escolas, fizeram parte desta edição, que aconteceu na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. 

Ao todo, foram cinco concertos, gratuitos e fechados para escolas previamente inscritas. A regência foi do maestro associado da filarmônica, José Soares. Os concertos também tiveram interpretação em libras.

As estudantes Helen e Mariana, ambas do 8º ano da Escola Estadual Augusto de Lima, localizada no Centro de Belo Horizonte, contaram um pouco sobre a experiência que tiveram na Filarmônica. “Eu gostei muito, foi uma experiência muito boa, minha primeira vez lá. Parece que a gente está dentro de um filme”, destaca Helen Cristina de Carvalho, de 13 anos.

Já para a estudante Mariana Costa, de 14 anos, a estrutura do local também chamou atenção. “Foi uma experiência mágica, eu nunca tinha ido a um concerto. Foi muito bom, o lugar era bem iluminado, grande e agradável”, afirma a estudante de 14 anos.

Concertos didáticos

Os Concertos Didáticos são apresentações gratuitas dedicadas a estudantes do ensino fundamental e médio e instituições sociais. São feitas sob medida para que crianças e adolescentes deem seus primeiros passos na música orquestral.

Antes da apresentação dos concertos na Sala Minas Gerais, são realizadas ações educacionais preparatórias, sobre música e orquestra, nas próprias escolas participantes, orientadas por monitores estudantes dos cursos de graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).