Novo post criado em 25 de Sep de 2022 as 20:02:53

25 de setembro de 2022 Off Por admin
(Imagem: divulgação/Lucasfilm)

É o fim de uma era. James Earl Jones, uma das vozes mais conhecidas do cinema, se aposentou como a voz do vilão Darth Vader, de “Star Wars“. Já em “Obi-Wan Kenobi” a voz que se ouve vinda de Vader não pertence mais a Jones, mas a inteligência artificial.

Uma nova matéria da Vanity Fair revela que o trabalho por trás da nova voz de Vader vem da startup ucraniana Respeecher, que já trabalhou com a Lucasfilm fornecendo a voz para Luke Skywalker em “O Livro de Boba Fett“. Para tanto, a empresa treinou a inteligência artificial para replicar a voz de James Earl Jones a partir de falas e arquivos do ator, o mesmo processo utilizado a partir da voz de Mark Hamill para Luke Skywalker. O trabalho, inclusive, foi feito com a bênção e orientação de Jones.

O mais impressionante, no entanto, é o fato de os funcionários da empresa terem entregue o trabalho durante a guerra na Ucrânia, que assola o país desde o início de 2022. Diz Alex Serkiuk, CEO da Respeecher:

“Tem sido difícil. Uma nação de 44 milhões de habitantes está sofrendo. Muitos refugiados, muitos civis morreram. Todos nós temos a responsabilidade adicional de ajudar um ao outro. Vocês viram o quão unidos e resilientes os ucranianos estão nesse momento, mas em relação a como vivemos nossas vidas agora: nós acordamos, vamos ao trabalho, depois voltamos para casa e tentamos dormir. No momento estou separado da minha família. Então minha esposa e filha, elas estão no exterior. Eu as levei à fronteira assim que tudo começou.”

Tanto Serkiuk, quanto os funcionários da Respeecher estão cientes da situação, mas não largam o osso. O sonoplasta Matthew Wood, que coordena todo o processo a partir da Skywalker Sound, na Califórnia, não exigiu que eles mantivessem a assiduidade e reforçou que a segurança deles vinha em primeiro lugar. Serkiuk, entretanto, afirma que o trabalho é por paixão, também:

“Por que fiz o que fiz? É uma grande honra trabalhar com a Lucasfilm, e sou fã de ‘Star Wars’ desde que sou criança. Mesmo que haja uma guerra, não há desculpa para você ser quem causa problemas para algo que você ama desde a infância.”

Independente da importância cultural de Vader e “Star Wars”, segurança vem sempre em primeiro lugar. O Cinema Com Rapadura se solidariza com com os funcionários da Respeecher e deixa votos pela segurança de todo o povo ucraniano.

Saiba Mais: James Earl Jones, Star Wars